segunda-feira, 26 de setembro de 2005

Discurso de Apresentação da Candidatura

União pela Ribeira – UniR - II

Discurso de apresentação da candidatura
Ribeira, Restaurante Braseiro, 17 h, 27/08/2005

Caros amigos,
Quero começar por saudar e agradecer a presença dos membros dos partidos políticos, representantes dos diferentes órgãos de comunicação social, dos apoiantes desta candidatura, familiares, amigos e colegas de lista.
Pensamos ser útil e oportuno começar por fazer uma breve retrospectiva do que se passou no passado recente.
Como sabem, em 2001, liderei a então candidatura independente “Pela Ribeira”. Foi um projecto sólido, com ideias seguras que tinha por objectivo contribuir para o desenvolvimento harmonioso da Ribeira e proporcionar melhor qualidade de vida às suas gentes.
Esse projecto só não foi implementado por factos absolutamente anormais e lamentáveis perpetrados por membros ou gente afecta à candidatura então apresentada pelo Partido Socialista. Essas eleições nada democráticas tiveram um resultado sobre o qual perdurará para sempre a suspeição e a dúvida. Lembram-se? A diferença foi de um único voto. Perante tais acontecimentos mantivemos a postura e a dignidade que sempre nos tem orientado. Renunciamos, como sabem, à participação na assembleia de freguesia constituída a partir desse resultado duvidoso. Como diz e bem o povo “Só não se sente quem não é filho de boa gente”. Respeitamos opinião contrária, mas só quem não acompanhou ou assistiu ao que se passou teria decidido de forma diferente daquela fizemos.
Por sua vez o desempenho da Junta de Freguesia, ao longo destes 4 anos, é medíocre. Uma observação atenta e conhecedora desmascara com enorme facilidade aquilo que nos querem vender como sua obra única e exclusiva. É bom que as pessoas observem e pensem. Para isso Deus nos deu cabeça. Vejamos. Como pode a junta da Ribeira chamar a si obras com que rigorosamente nada têm a ver. O que fez na ecovia ou no relvado sintético ? Quanto ao Centro Escolar esqueceram que em 2001 estava já decidido e em fase de projecto. O largo da Cruz de Pedra foi projectado e pago pela Câmara Municipal. A ampliação do cemitério foi fortemente financiada pelo município.
O que resta ? Demasiado pouco. A limpeza dos caminhos, a poucos dias das eleições, algumas obras de favor em curso, escassos metros de alcatrão quando as necessidades são enormes, ou ainda alguns candeeiros de iluminação pública, pagos por todos nós, colocados nos quintais de alguns amigos ao que não escapou, escandalosamente, o tesoureiro da junta que também foi contemplado. O clima de compadrio que se verifica na nossa autarquia precisa ser combatido de imediato. A consciência das pessoas deve valer muito mais que um simples candeeiro ou uma medalha.
Porque existem rumores de dívidas acumuladas é necessário e urgente que a junta torne público a sua situação financeira.
Conscientes de que sempre demos o nosso melhor e a nossa cara pela Ribeira, aqui estamos para defender um caminho diferente, que nos parece mais consentâneo com as suas necessidades no princípio do séc. XXI.
Em biologia, simbiose é a associação de dois seres em que ambos tiram proveito. Aqui, numa enorme lição de democracia e de reconhecimento da capacidade e competência desta equipa, os partidos políticos abdicaram da apresentação de listas próprias, de onde resultou uma grande união, sem fronteiras partidárias, da qual resultarão, com o apoio inequívoco da Ribeira, novos horizontes e uma nova forma de olhar esta terra.
Constituímos uma equipa competente, séria, experiente mas suficientemente jovem para dar novo elán à Ribeira.
Queremos dizer-vos que conhecemos bem a freguesia, mas fizemos já um conjunto de visitas aos diferentes lugares para nos inteirarmos do actual estado das coisas. A situação é muito preocupante. Sabemos do que falamos.
Alguns exemplos: Os caminhos, 30 anos depois do 25 de Abril, continuam a ser uma prioridade. Muitos são demasiado estreitos, não estão pavimentados ou estão em avançado estado de degradação. Alguns ex. de entre muitos: a estrada velha em Talhareses, as ligações Espindelo – Cancela, Agro – Cancela, Souto – Gemieira, Souto – Castanheira, Alfanados – Arca, os acessos à Seixosa e ao rio, o caminho de Fujacos, os caminhos agrícolas. Noutras áreas as carências mantém-se ao nível dos regadios tradicionais, do abastecimento de água e do saneamento básico, da beneficiação dos fontanários públicos. A obra do cemitério não foi concluída. Continuam a faltar o estacionamento, as casas de banho e a beneficiação da parte antiga. A segurança rodoviária não está acautelada ao longo da estrada nacional e da de Paradela. Muito há a fazer no apoio à educação. Como é possível que os pais da Ribeira paguem as refeições mais caras do país ? Como pode a junta preocupar-se com a escola se esta não serve para os filhos dos seus membros ? Falta garantir apoio aos mais idosos e construir espaços desportivos e de lazer. O apoio às instituições locais é fundamental. Com respeito pela vontade, orientação e competência de cada uma, a junta de freguesia, deve constituir-se como parceiro privilegiado e disponível para estabelecer parcerias que se revelem úteis. Alguns exemplos possíveis: Com o Agrupamento de Escuteiros – Definir, marcar e dinamizar trilhos; com a Fábrica da Igreja – Reordenar o adro da igreja; com a Confraria do Sr da Cruz de Pedra - Colocação, no largo, de água, caixotes do lixo e de novos equipamentos de utilização colectiva; com a ADERIR – Actividades desportivas e culturais; com a Associação de Pais – Garantir um bom funcionamento dos transportes escolares e da cantina; com o Clube de Caçadores – Construção de espaços de recreio e de lazer; Por outro lado é urgente garantir a reedição da Turquia
Neste campo e como prova da nossa determinação em incentivar o seu bom funcionamento, como reconhecimento, apreço e respeito pelo trabalho desenvolvido, com esforço pessoal (dos 3 membros) sem encargos para a junta, nós, após a eleição disponibilizaremos as verbas a que tivermos direito no primeiro mês para o Agrupamento de Escuteiros, no segundo para a Associação de Pais e no terceiro para a ADERIR.
Este projecto garante seguramente e desde já o apoio da maioria dos vereadores da câmara e dos membros da Assembleia Municipal. É uma oportunidade de ouro que a Ribeira não pode perder. No entanto, com o devido respeito, sabemos que a decisão suprema está nas mãos dos eleitores.
Esta grande união deve ser reforçada com o vosso apoio já que é a oportunidade de levar por diante alguns dos projectos de que a Ribeira carece.
Com a determinação que nos move denunciamos ainda mais uma atitude de desespero e de política baixa que está a ser preparada pela junta. Na próxima 2ª-feira, sem qualquer critério, com o intuito de “comprar” mais alguns votos, pretende, pasme-se, agraciar algumas pessoas. Assim não.
Na vida e na política é necessário haver seriedade. Esta é a nossa forma de estar. À Ribeira compete escolher. O nosso muito obrigado a todos.
Sérgio Araújo
in Jornal Alto Minho de 02/09/2005