segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Obras na sede - INFOMAIL da Junta de Freguesia - UMA VERGONHA

A propósito das obras em curso na sede, a Junta de Freguesia da Ribeira, distribuiu o INFOMAIL que abaixo se reproduz.
O documento é bem ilustrativo e demonstrativo da forma prepotente e arrogante como este executivo tem dirigido os destinos da freguesia.
O facto de vir agora tentar desculpar o indesculpável, de tentar branquear um processo pessimamente conduzido e com total desrespeito por quem teria que ser ouvido, participado e informado atempadamente neste processo, nomeadamente o Pároco da Freguesia, a Fábrica da Igreja e ainda o Agrupamento de Escuteiros. Os argumentos apresentados nada tem a ver, muito menos justificam, o caminho dado ao processo por parte da Junta de Freguesia da Ribeira.
São de todos conhecidas as dúvidas que subsistem sobre a posse do edifício sede da Junta de Freguesia e respectivo logradouro bem como dos seus limites. O processo deveria ter obrigado a esclarecer, de uma vez por todas o assunto, encetando-se, de forma atempada, cordial e leal, as necessárias conversações.
Apesar do projecto ser até "secreto", apenas foi trazido, mesmo que de forma muito superficial à assembleia de freguesia porque os membros da UNIR - II o requereram. O necessário debate nem aqui existiu. Levantaram exactamente e nessa altura, conforme os documentos o podem demonstrar, a necessidade de abordar e tratar a questão da posse do edifício, que logo foi desvalorizada e ignorada pelo Sr Presidente da Junta.
Ora tal, como também temos vindo a referir tudo isto deve-se ainda e muito ao Sr Presidente da Assembleia de Freguesia, cujo papel tem sido o de limitar ou mesmo impedir um necessário e útil debate de ideias e opções dentro daquele órgão. Escudado, tal como a Junta, numa maioria muda, que não argumenta, que não debate, mas que vota, não pela razão mas pela força (dos números). Já que o não fez antes como devia, após ter estalado a polémica, e as graves consequências que daí já resultaram, continua mesmo assim, o Sr Presidente da Assembleia também ele mudo e sem convocar a assembleia como devia ter feito, como referido, há muito tempo.
A política do "quero, posso e mando" que tão bem tem sido praticada, vem agora ser posta em causa neste documento, vestindo agora a pele de cordeiro, falando em diálogo e democracia.
Obviamente que se percebem as motivações. Em final de um mandato, que tal como o anterior se pautou pela inoperância, pela falta de ideias e de projectos, a Junta de Freguesia precisa, como de pão para a boca, de uma obra que esconda o longo passeio que tem sido o seu desempenho e mais uma vez iluda os eleitores, já que desta vez não tem as obras feitas pelo Município para as declarar como suas.
Ninguém se poderá esquecer que estamos às portas de novo acto eleitoral e essa será a altura melhor e mais acertada para os eleitores da Ribeira demonstrarem que não é este o caminham que querem para a sua freguesia.
Todos se recordarão do processo pouco democrático com que esta Junta de Freguesia ganhou as eleições de 2001. Da forma pouco democrática e pouco independente com que se relaciona com as instituições da freguesia quando não são lideradas por pessoas que lhes não são afectas politicamente. Como exemplo recente devemos recordar que a Junta de Freguesia ignorou um pedido de reunião da Comissão organizadora do Drama de Santo António integrado nas Festividades em Honra de N. S. Da Cruz de Pedra.
Recorde-se que esta peça de teatro com enorme significado na Ribeira e em particular no Lugar de Crasto, que não subia a palco desde 1982, ou seja, há 28 anos, apesar dos enormes custos e dificuldades que implica não mereceu qualquer apoio nem uma simples palavra.
Enfim, a Ribeira tem tido o que escolheu.
E se é este o caminho que os eleitores da Ribeira pretendem para a freguesia...
A decisão está na sua mão e bem próxima.





Etiquetas: ,

14 Comments:

At 18 de agosto de 2009 às 14:26, Anonymous Anónimo said...

vai haver uma worck shop de compotas e licores sab 29 http://www.oficinadanatureza.pt/contentActivities.asp?actividadeID=10


Dexiter

 
At 19 de agosto de 2009 às 13:58, Anonymous Anónimo said...

E os senhores que à 8 anos foram eleito e não assumiram as responsabilidades que o povo da Ribeira legitimou nas urnas, que moral tem para falar em democracia? “Processo pouco democrático”? Isto significa o quê? Que se ganhassem a democracia tinha funcionado?

O que vale é que o povo da Ribeira já os conhece os dois pombinhos do “bota abaixo”


UNIR II e meio

 
At 20 de agosto de 2009 às 15:55, Anonymous Anónimo said...

Amigos, não atirem pedras. Não se esqueçam que o primeiro a abandonar e a não aceitar ser membro da Assembleia de Freguesia, quando foi eleito, foi o Sr Adelino Silva. Pois, para ele foi uma decisão acertada, para os outros não. Só não entende quem não quer. O seu socialista do coração também permitiu concorrer contra o PS. E a lista em que concorreu até ganhou. Lembram-se? E os outros membros da Junta, também foram sempre fieis ao PS? Nem todos se esquecem.

 
At 23 de agosto de 2009 às 22:46, Anonymous UniR - II said...

A propósito. E se ouvissem o vosso Mestre... O que José Sócrates disse hoje assenta que nem uma luva aos que vestem a camisola PS na Ribeira, mesmo os de ocasião. E se fala para fora, seria bom que primeiro, os de dentro, o ouvissem.

Sócrates diz que «o insulto é a arma dos fracos»
O secretário-geral do PS, José Sócrates, afirmou hoje, na sua primeira presença na Festa da Liberdade dos socialistas madeirenses, que «o insulto degrada a democracia e a liberdade e é uma arma dos fracos» e ainda «Não venho aqui para dar lições de boa educação, nem para ensinar boas maneiras ou o que é de bom gosto. Os que insultam, insultam-se a si próprios», disse

in: http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Politica/Interior.aspx?content_id=146033

 
At 24 de agosto de 2009 às 17:49, Blogger Unknown said...

"Como exemplo recente devemos recordar que a Junta de Freguesia ignorou um pedido de reunião da Comissão organizadora do Drama de Santo António integrado nas Festividades em Honra de N. S. Da Cruz de Pedra"

Já ouvi falar, no dia da realização da peça, da existência de duas cartas a pedir apoio à Junta de Freguesia.
Não se importam de as publicar no blog!
Obrigado!

 
At 24 de agosto de 2009 às 23:06, Anonymous Anónimo said...

Lá estão os "Quinta Coluna" outra vez. De um dia para o outro ficaram santos (Antónios), principalmente o Marques Mendes.
Como ficaram religiosos estes "hominhos". Deixaram de ser políticos e viraram santinhos.

 
At 25 de agosto de 2009 às 16:45, Anonymous Anónimo said...

Que baixaria, que linguagem trauliteira!
Na Ribeira, unfelizmente em vez de se discutirem os problemas e apresentar propostas passa-se o tempo a dizer mal uns dos outros.
Que medo vos causa o facto de vos apontarem os vossos defeitos?
Parece-me que estes "5ª coluna" não se candidatam a coisa nenhuma.
a campanha eleitoral vai começar e a Ribeira quer ver soluções.
Parabens aos elementos que tiveram a coragem de 27 anos depois apresentarem o drama de santo António, na verdade,- mais vale fazer do que prometer.
cumprimentos
Ribeirense da Diáspora

 
At 26 de agosto de 2009 às 09:48, Anonymous Anónimo said...

Por que motivo não se candidata à Junta a "Unir III"?

 
At 26 de agosto de 2009 às 12:09, Anonymous UnirR - II said...

Caro Nuno, obrigado pelo comentário e pela sugestão. No entanto, não nos é possível satisfazer o pedido uma vez que este blog serve para divulgar as ideias, sugestões e propostas dos membros eleitos pela UniR - II nas última eleições autárquicas. Uma coisa foi a organização do Drama outra complectamente diferente e separada são os membros eleitos pela UniR - II.
O que efectivamente foi divulgado pela organização do Drama e que por isso é do domínio público é que solicitou o agendamento de uma reunião à Junta de Freguesia para apresentar o projecto e solicitar apoio. Face à ausência de resposta renovou esse pedido e novamente por escrito. Ambos foram ignorados. As razões e os critérios só a Junta os poderá esclarecer. Mas sobre os mesmos deverá ter recaído alguma decisão ou despacho pelo que qualquer cidadão poderá requerer certidão dos documentos e da decisão que sobre eles recaiu, bem como dos fundamentos que a sustentaram.
Pedimos desculpa por não poder satisfazer o pedido.

 
At 26 de agosto de 2009 às 12:31, Anonymous UniR - II said...

Obrigado pelo comentário. Este blog serve para divulgar as ideias, propostas e sugestões dos membros eleitos pela UniR - II nas últimas eleições autárquicas. Ao divulgá-las estamos a dar a oportunidade dos eleitores avaliarem o trabalho que desenvolvemos ao longo da mandato no estrito cumprimento das funções de membro da assembleia de freguesia e do estatuto da oposição consagrado em letra de lei.
Esta é uma questão de princípio e de transparência.
Bem útil e importante seria que as decisões da Junta e seus critérios fossem tornadas públicas. Dessa forma os eleitores poderiam avaliar de forma concreta o seu trabalho.
O mandato ainda não chegou ao fim. Termina apenas quando a nova assembleia de freguesia for empossada. Até lá continuaremos a realizar e dar conta do nosso trabalho.
Passado este tempo os eleitores que votaram, ou não, UniR - II poderão fazer o balanço do nosso trabalho e reflectir se o seu sentido de voto em 2005 foi acertado ou não.
Essa avaliação compete aos eleitores. Não temos que a temer. Devemos, isso sim, transparência e clareza aos eleitores. Foi com esse objectivo que este blog foi criado e tem sido alimentado ao longo deste mandato.
A decisão de cada membro se recandidatar ou não é uma decisão individual. Desta vez ambos os membros eleitos decidiram, como é também um direito democrático, não se candidatar.
As nossas desculpas a todos quantos apreciaram de forma positiva o nosso trabalho e estavam na expectativa da nossa recandidatura.
Para terminar a simbologia II, III ou outra é um símbolo da numeração romana sorteado pelo tribunal e que identifica as candidaturas independentes. Daí que o seu significado não seja relevante.

 
At 27 de agosto de 2009 às 11:52, Anonymous Anónimo said...

Não eviam publicar o info mail da Fabrica da Igreja?

Geninho

 
At 27 de agosto de 2009 às 11:52, Anonymous Anónimo said...

Não deviam publicar o info mail da Fabrica da Igreja?

Geninho

 
At 10 de setembro de 2009 às 16:23, Anonymous Anónimo said...

o marques mendes tem andado muito calado.

Tens que levar um banquinho contigo para poderes votar...

Ouvi falar que o teu mestre Socrates te ofereceu um computador magalhães... nao pela tua altura mas sim pela tua mentalidade.

 
At 11 de setembro de 2009 às 00:39, Anonymous UniR - II said...

Obrigado pela visita ao blog e pelo comentário. No entanto, lamentamos e repudiamos a "baixaria" e a "linguagem trauliteira" utilizada, tal como foi referido num comentário anterior.
Mas, mais grave ainda, é desta forma que o poder instituído nesta freguesia trata todos os que discordam das suas ideias ou decisões. É este o "diálogo" que dizem praticar e a "democracia" que dizem respeitar.
Um comentário que utiliza esta linguagem, que tem este conteúdo e que é feito de forma anónima caracteriza bem o seu autor.
Afinal, onde está a coragem para se identificar em vez de se esconder por detrás do anonimato ou de falsas identidades?
Porque não apresenta o tão invejável curriculum profissional, académico, familiar, social e de serviço ao próximo?
As comparações e as conclusões ficam para cada um dos visitantes deste blog.

 

Enviar um comentário

<< Home