domingo, 9 de dezembro de 2007

Fonte e poça dos Alfanados

Estes locais, outrora, teveram uma importância vital para os que deles usufruíam.
A fonte dos Alfanados abastecia os residentes nos lugares dos Alfanados e Pedreiras. Habitualmente mulheres, jovens ou crianças procuravam e recolhiam neste local o precioso líquido indispensável à vida. Com cântaros de cerâmica, mais tarde com canecos ou outros recipientes de plástico, faziam o transporte para suas casas, uma vez que, na ausência de rede de abastecimento público, poucas eram as que dispunham de água canalizada própria.
Os que por ali passavam tinham um local aprazível para uns minutos de descanso saciando a sede, por altura dos meses de Verão. Gentes de muitas outras paragens acreditavam nos múltiplos benefícios para a sua saúde com o seu consumo, pelo que o faziam sempre que podiam. Hoje ostenta um letreiro onde se pode ler: "ÁGUA IMPRÓPRIA PARA CONSUMO". A fonte era ainda local de encontro e namoro.
Por sua vez a poça, que constitui um açude no Ribeiro de Serdedelo, acumulava a água para rega dos campos ao longo de centenas de metros até bem próximo do Rio Lima nas Veigas de Crasto.
Tal como as imagens ilustram, ambas foram abandonadas, carecendo, por todos os motivos, de uma preservação cuidada.












Etiquetas: ,

3 Comments:

At 11 de dezembro de 2007 às 16:58, Blogger monteiro said...

Este é o exemplo de asseio e cuidado que tem caracterizado a gestão desta Junta de Feguesia.
Limpar em Agosto, porque chegam os emigrantes ou quando há festas nas emediações; Chamo a isto gestão de conveniencia ou Show-off.
Os caminhos alem de serem estreitos,estão cheios ma mato e silvas o que os torna ainda mais apertados.
Qualquer dia vai ser criada mais uma taxa, a exemplo do que fizeram no cemitério.
Obrigando os familiares do defunto a pagar uma taxa para o secretário passar uma declaração de que o mesmo poderá ser enterrado, de seguida a familia tem de encontrar um coveiro para fazer o serviço e pagar.
Como não podiam cobrar " O condominio" aos Utentes, criaram uma taxa para os utilizadores.
"Ribeira à Nossa Maneira ".
"Socialismo à nossa maneira".

 
At 11 de dezembro de 2007 às 17:07, Anonymous Anónimo said...

Veja-se o estado da Poça?
A ponte que atravessa o ribeiro de serdedelo é Romãnica, apesar das "Barbaridades" que nela foram cometidas não perde esse estatuto, portanto merecia outro olhar e mais cuidado por parte da Junta de Freguesia.

 
At 12 de dezembro de 2007 às 20:21, Anonymous Anónimo said...

A avaliar pelas imagens, como poderia essa água estar em condições para consumo?
Com as bicas cheias de lixo, não é preciso letreiros a dizer que a água é imprópria e que as análises foram feitas no Centro de Saude de Ponte de Lima.

 

Enviar um comentário

<< Home