sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Que poder negocial?

É conhecida a composição da lista candidata pelo Partido Socialista às próximas autárquicas de 11 de Outubro.
O actual presidente Aníbal Amorim optou por abandonar a liderança e passar para a subalternidade, dando o lugar ao seu nº 2 Adelino Silva.
Ora, sem entrar nesta altura noutros aspectos há alguns factos incontornáveis a tomar em consideração:
  • O Sr Adelino Silva é funcionário do Município de Ponte de Lima;
  • Candidata-se pelo PS;
  • Ninguém considera provável que o PS vença as eleições para a Câmara de Ponte de Lima;
  • Se o PS vencer as eleições na Ribeira o Sr Adelino Silva será oposição na Assembleia Municipal de Ponte de Lima e ao executivo Municipal que por sua vez será também a sua entidade patronal.
  • Na hora de decidir e votar irá ter coragem para ser fiel ao partido pelo qual foi eleito e votar contra as decisões e propostas do executivo CDS?
  • Irá trair o seu partido por falta dessa coragem defendendo-se a si próprio?
  • Existindo pontos de discórdia haverá a coragem e a determinação política suficientes para assumir essa ruptura de posições?
  • Que poder negocial terá um eleito por um partido da oposição, o PS, e funcionário de um munícípio cujo executivo foi eleito pelo CDS?
Obviamente que a situação para o candidato não é a melhor e se o interesse da freguesia fosse o objectivo teriam optado por outra via. Mas, como o pensamento dominante é que, independentemente do trabalho realizado ou da qualidade do candidato o PS vence na Ribeira, qualquer solução é boa desde que satisfaça os interesses pessoais dos candidatos. Pelos mesmos motivos entendem não ser necessário apresentar trabalho feito.
Uma vez mais, basta recordar o que foi o desempenho desta Junta de Freguesia e que está aos olhos de todos.
No entanto, o grau de exigência e as expectativas dos eleitores da Ribeira tem sido tão baixas que tem vindo a apostar em mais do mesmo. Desta vez será assim?
A ver vamos.... a decisão está na mão de cada um de nós.

4 Comments:

At 11 de setembro de 2009 às 13:35, Blogger Unknown said...

O PS vai concorrer sozinho às eleições na Ribeira?

Existem mais duas candidaturas, e as comparações deverão ser feitas entre elas.

Gostava que me explicassem,o que querem dizer/ chamar ao povo da Riebira:
"...No entanto, o grau de exigência e as expectativas dos eleitores da Ribeira tem sido tão baixas que tem vindo a apostar em mais do mesmo. Desta vez será assim?"

 
At 14 de setembro de 2009 às 14:46, Anonymous Anónimo said...

Concordo com o sr. Joaquim e digo mais: se o sr. Adelino vier a ser eleito e para a Câmara ganhar o CDS é obrigação do executivo municipal governar com a mesma equidistância em relação a todos as freguesias, caso contrário não seria democraticamente correcto.

 
At 14 de setembro de 2009 às 20:44, Anonymous José Silva said...

Amigos, já não andamos cá há dois dias e todos sabemos como é a política. Concordo que devia ser assim realmente, mas infelizmente não é. Quem tem tantas solicitações dos próximos vai fazer uma repartição equitativa com aqueles que lhes são opositores? Qual é o autarca ou governo que o faz? Qual é a sua cor política? Se o Sr Adelino Silva tiver que enfrentar a Câmara, primeiro vai pensar no seu emprego, no seu ordenado, nas suas filhas e só depois, muito depois é que vai pensar na Ribeira. Por isso se a Ribeira quiser ficar cada vez mais para trás deve continuar a ser oposição à Câmara e o sr Adelino Silva é a pessoa certa para não incomodar. Porque não olhamos para a Correlhã, Refoios, Fontão... etc. Estas freguesias estão paradas? Comparem o investimento feito em Fontão nos últimos 4 anos e o que foi feito na Ribeira. Mais vale ser realista. Eu já não acredito no Pai Natal.

 
At 15 de setembro de 2009 às 14:43, Blogger Unknown said...

Seguindo esse raciocínio, a Câmara ser CDS será seguramente do partido diferente do Governo.

Mantendo esta linha de raciocinio, apenas as legislativas é que tinham razão de existir?

E mais, o CDS ao não apresentar lista na Ribeira, mostra o apoio e reconhece valor à candidatura liderada pelo Adelino, ou não será assim?

Irá o CDS apoiar a candidatura do PSD ou da CDU? A lista do PSD na Ribeira tem como objectivo claro conseguir votos para a Camara, ora estes é são os opositores do CDS!

 

Enviar um comentário

<< Home