sexta-feira, 29 de setembro de 2006

PERÍODO DA ORDEM DO DIA - Balanço da Actividade da Junta (Anexo 3)

Relativamente à actividade da Junta, desenvolvida durante este trimestre, podemos concluir que se manteve tudo como antes, ou seja, praticamente nada!
O Plano de Actividades apresentado no início do ano continua na gaveta, sem que se realize qualquer das obras propostas.
Além disso, é dito que foi solicitado à Câmara Municipal para que seja alcatroado o caminho das traseiras da escola. Então, onde está a dinâmica e a iniciativa da Junta de Freguesia?
Meus Caros Senhores, se a Junta não tem capacidade nem iniciativa para executar aquela obra, não adianta ter ilusões…
Mas, apesar de tudo, pudemos assistir à representação da freguesia no cortejo das Feiras Novas e gostaria aqui de salientar o empenho esforçado do presidente e secretário demonstrado ao longo de todo o percurso.
Verificou-se no entanto, alguma preocupação na limpeza de certos locais, lamentavelmente só mereceram a atenção da Junta, aqueles que estavam mais expostos devido à realização de certos eventos, como é o caso do largo da Cruz de Pedra, Caminho de Sta Catarina, Ermida, Cucas…
No que diz respeito ao Ambiente e Saúde Pública, até agora nada, continuando os contentores do lixo e certos Ecopontos existentes ao longo da freguesia a dar a real imagem desta Junta.
No entanto, esta Junta parece estar obcecada, pela elaboração de Regulamentos e Taxas.
Em Abril, aprovamos o regulamento de taxas em vigor e agora a Junta dá-nos conhecimento de que em Agosto, deliberou as tarifas e o regulamento dos serviços escolares a aplicar no Centro Educativo, documentos esses que entraram já em vigor e cujo conteúdo foi apresentado com a arrogância e autoridade achada necessária para a cerimónia.
Senhores membros da Junta, a Ribeira não é uma feitoria, onde as pessoas tenham a obrigação de obedecer aos caprichos do feitor, sujeitando-se ao pagamento de taxas que os senhores impõem de uma forma caprichosa e arbitrária.
Uma das competências desta Assembleia é aprovar os regulamentos e taxas a vigorar na Freguesia e como tal a Junta, terá de sujeitar esses documentos à apreciação da mesma.
Outro reparo, para a falta de informação que se verifica em relação às iniciativas, tais como o passeio dos idosos ou as comemorações do Dia da Freguesia. Nada custa informar os membros da assembleia, para que delas não tenham conhecimento depois de passadas.
Em resumo, em democracia, respeitar o direito à diferença de opiniões, é um acto de inteligência e de maturidade política.

Ribeira, 29 de Setembro de 2006
Os Membros Independentes UNIR II